Por Maria Eduarda Paes Ramos

A pandemia nos trouxe um período incerto, e com ele acabamos enfrentando novas adaptações. Nesta nova realidade experimentamos uma rotina que muitas vezes pode ser invadida pelo estresse, ansiedade e a angústia de não saber quando isso tudo vai passar. No post de hoje vamos trazer algumas dicas práticas sobre como fazer seu dia a dia ficar mais leve.

Sabemos que muitas vezes enfrentamos dificuldades para lidar com nossos sentimentos. Além disso, pode ser um grande desafio encontrar formas práticas para cuidarmos de nós diante de uma rotina corrida, com compromissos, trabalho, aulas, tempo com a família e afazeres de casa.

Hoje, queremos te convidar a refletir sobre a importância de se desconectar. Para isso, o primeiro exercício que vamos propor é desconectar-se das suas redes sociais, do barulho das comparações, dos dias perfeitos expostos. Ao invés disso, curtir momentos “em off”, colocar sua música favorita para tocar e talvez experimentar uma meditação. A meditação guiada pode ser uma boa estratégia para quem está iniciando a prática, facilitando o processo de conexão entre o corpo e a mente

Além disso, nos primeiros 30 minutos do seu dia, que tal fazer algum exercício físico? Passar um tempo acariciando seus animais ou preparando um café quentinho com carinho para você. Desfrute desse momento, esqueça o trabalho, as planilhas, as metas, as reuniões que vão vir uma hora depois, todos os afazeres possíveis. O objetivo é dedicar 30 minutos para o autocuidado, deixando a mente tranquila para viver o dia que está começando.

Por último, pratique a gentileza consigo e com seus sentimentos todos os dias. Imagino que nessa nova realidade você já tenha se deparado com dificuldades para desenvolver uma tarefa, e não tenha desempenhado da melhor forma na primeira vez. Talvez, com o mundo online em que todos nós tivemos que nos inserir, os desafios possam ter surgido com grande frequência. Mas com o passar do tempo, podemos perceber o quanto aprendemos e evoluímos. Você aprendeu algo novo nos últimos meses? Pode ser importante se fazer essa pergunta, e buscar identificar suas forças e capacidades.

Na vida, assim como neste exemplo, nós vamos passar por diversos desafios, maiores ou menores para cada um de nós, por isso, seja tolerante com seus erros e gentil com seu processo. Não deixe de construir uma rotina saudável para o seu bem-estar mental e emocional, assim você poderá enfrentar todos os novos desafios de forma mais leve, desfrutando de uma vida plena.

Maria Eduarda Paes Ramos, estudante de Relações internacionais – UFGD, estagiária de comunicação, parte do comitê jovem ASEC Brasil, Diretora de Comunicação do Site Dois Níveis, embaixadora da Saúde Planetária – USP, e voluntária para Atendimento Jurídico aos imigrantes venezuelanos e Haitianos na Cátedra Sérgio Vieira de Melo – UFGD.