Programa de saúde mental da ASEC ganha reconhecimento internacional
Voltado a adolescentes, programa “Passaporte: Habilidades para a Vida” ganhou certificação máxima da CASEL, que congrega rede mundial de educadores
Programa formou professores em 107 municípios brasileiros e terá agora versão digital
A ASEC Brasil – Associação para a Saúde Emocional de Crianças – ganhou em março mais um reconhecimento internacional para seus programas de promoção da saúde mental. O programa “Passaporte: Habilidades para a Vida” foi escolhido para compor o guia mundial da CASEL, entidade sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que analisa e qualifica as principais iniciativas educacionais voltadas à formação socioemocional de crianças e adolescentes em todo o mundo.
O Guia de Programas Sociais e Emocionais Eficazes da CASEL é usado como referência por diretores de escolas, professores e educadores que buscam por programas de formação integral, complementares ao currículo escolar. Apenas 70 programas constam do Guia 2022 da entidade.

“A formação socioemocional é cada vez mais reconhecida como um suporte imprescindível ao desenvolvimento escolar e ao bem-estar dos estudantes, e tem se mostrado essencial neste momento de retorno às aulas após dois anos de isolamento”, explica Juliana Fleury, diretora da ASEC. “Nesse contexto, contar com a certificação da CASEL significa ampliar o alcance de programas como o Passaporte, que já demonstraram sua eficácia com base em evidências e agora poderão chegar a mais crianças e adolescentes”.
Para integrar o guia da CASEL, os programas passam por um processo de avaliação rigoroso, que inclui a análise de sua metodologia, materiais de apoio e resultados, e devem ser universais, ou seja, aplicáveis a diferentes perfis de alunos em uma mesma escola. Também o processo de treinamento de professores para aplicação da metodologia é levado em conta.
Passaporte: habilidades para a vida – Voltado para o público pré-adolescente e adolescente, o programa Passaporte: Habilidades para a Vida ajuda os jovens a aumentarem seu repertório de estratégias para lidar com situações de conflito, enquanto aborda temas que lhes são próximos, como amizades, estresse, mudanças e a própria identidade.
Composto por 18 aulas, o programa visa promover saúde emocional, aumentar recursos internos e habilidades para lidar com dificuldades e promover autonomia, autoestima e protagonismo, por meio da criação de ambientes emocionalmente seguros e saudáveis.
Criado originalmente pela Partnership for Children, entidade sediada no Reino Unido, o programa é desenvolvido no Brasil pela ASEC desde 2016, e já alcançou mais de 300 mil crianças em escolas e projetos sociais de 107 municípios.
A partir do segundo semestre de 2022, o programa estará disponível também em versão virtual, na forma de um curso online que poderá ser acessado por professores e educadores de todo o país.

Reconhecimento internacional – O anúncio se soma a outros reconhecimentos recentes do trabalho que a ASEC desenvolve em todo o Brasil junto a jovens e adolescentes: em novembro de 2021 sua metodologia “Caixa de Ferramentas” foi escolhida como uma das 100 principais inovações em educação do mundo pela finlandesa HundrED, e em fevereiro o programa “Caixa de Ferramentas para Meninas” recebeu apoio do Google Community Grant para capacitar 400 jovens de baixa renda em 2022. Também neste início de ano a ASEC foi escolhida, junto a outras duas organizações que atuam com saúde mental no Brasil, para receber financiamento da Zoom Grants, braço de impacto social da plataforma Zoom de videoconferências.
Saiba Mais
Ficha de avaliação do programa Passaporte no site da CASEL
Caixa de Ferramentas escolhida como uma das 100 principais inovações em educação do mundo