Programa de saúde mental da ASEC ganha reconhecimento internacional 

Voltado a adolescentes, programa “Passaporte: Habilidades para a Vida” ganhou certificação máxima da CASEL, que congrega rede mundial de educadores 

Programa formou professores em 107 municípios brasileiros e terá agora versão digital  

A ASEC Brasil – Associação para a Saúde Emocional de Crianças – ganhou em março mais um reconhecimento internacional para seus programas de promoção da saúde mental. O programa “Passaporte: Habilidades para a Vida” foi escolhido para compor o guia mundial da CASEL, entidade sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que analisa e qualifica as principais iniciativas educacionais voltadas à formação socioemocional de crianças e adolescentes em todo o mundo.    

O Guia de Programas Sociais e Emocionais Eficazes da CASEL é usado como referência por diretores de escolas, professores e educadores que buscam por programas de formação integral, complementares ao currículo escolar. Apenas 70 programas constam do Guia 2022 da entidade.    

“A formação socioemocional é cada vez mais reconhecida como um suporte imprescindível ao desenvolvimento escolar e ao bem-estar dos estudantes, e tem se mostrado essencial neste momento de retorno às aulas após dois anos de isolamento”, explica Juliana Fleury, diretora da ASEC. “Nesse contexto, contar com a certificação da CASEL significa ampliar o alcance de programas como o Passaporte, que já demonstraram sua eficácia com base em evidências e agora poderão chegar a mais crianças e adolescentes”.   

Para integrar o guia da CASEL, os programas passam por um processo de avaliação rigoroso, que inclui a análise de sua metodologia, materiais de apoio e resultados, e devem ser universais, ou seja, aplicáveis a diferentes perfis de alunos em uma mesma escola. Também o processo de treinamento de professores para aplicação da metodologia é levado em conta. 

Passaporte: habilidades para a vida – Voltado para o público pré-adolescente e adolescente, o programa Passaporte: Habilidades para a Vida ajuda os jovens a aumentarem seu repertório de estratégias para lidar com situações de conflito, enquanto aborda temas que lhes são próximos, como amizades, estresse, mudanças e a própria identidade. 

Composto por 18 aulas, o programa visa promover saúde emocional, aumentar recursos internos e habilidades para lidar com dificuldades e promover autonomia, autoestima e protagonismo, por meio da criação de ambientes emocionalmente seguros e saudáveis. 

Criado originalmente pela Partnership for Children, entidade sediada no Reino Unido, o programa é desenvolvido no Brasil pela ASEC desde 2016, e já alcançou mais de 300 mil crianças em escolas e projetos sociais de 107 municípios. 

A partir do segundo semestre de 2022, o programa estará disponível também em versão virtual, na forma de um curso online que poderá ser acessado por professores e educadores de todo o país.   

Reconhecimento internacionalO anúncio se soma a outros reconhecimentos recentes do trabalho que a ASEC desenvolve em todo o Brasil junto a jovens e adolescentes: em novembro de 2021 sua metodologia “Caixa de Ferramentas” foi escolhida como uma das 100 principais inovações em educação do mundo pela finlandesa HundrED, e em fevereiro o programa “Caixa de Ferramentas para Meninas” recebeu apoio do Google Community Grant para capacitar 400 jovens de baixa renda em 2022. Também neste início de ano a ASEC foi escolhida, junto a outras duas organizações que atuam com saúde mental no Brasil, para receber financiamento da Zoom Grants, braço de impacto social da plataforma Zoom de videoconferências.