A ASEC Brasil passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A ASEC Brasil acaba de ser aceita como ONG no Pacto Global da ONU Brasil, maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, que mobiliza organizações do setor privado para adoção, em suas atividades, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Os signatários também se comprometem a engajar-se ativamente na busca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conhecida como Agenda 2030.

A ASEC atua desde 2004 na promoção da saúde mental com ações de educação socioemocional junto ao público infanto-juvenil, e desde 2020 lidera o Movimento Saber Lidar, que busca disseminar o tema junto a diferentes tipos de organizações e com pessoas em diferentes fases da vida. Seu agir segue mais do que nunca alinhado aos ODS.

Desde 2020 é parceiro técnico do UNICEF na promoção, em nível nacional, da saúde mental de jovens, adolescentes e profissionais da educação, saúde e assistência que compõem o sistema de garantia de direitos e a rede de apoio psicossocial, oferecendo cursos temáticos gratuitos que visam sensibilizar, fortalecer e instrumentalizar esta rede tendo por foco específico a meta que aborda a saúde mental no ODS 3 (Saúde e Bem-estar).

Neste ano a ASEC também estabeleceu parceria com o próprio Pacto Global e com o Zenklub para levar, nos próximos meses, atendimento psicossocial gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade das regiões Sul e Centro-Oeste.

Ferramentas de sustentabilidade

Idealizado e lançado em 2000 pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, o Pacto Global é formado por mais de 19 mil empresas e organizações que escolheram avançar por meio de um modelo sustentável e longevo. Ela se distribui pelo mundo em mais de 70 redes locais, entre as quais a brasileira é a terceira maior, com mais de 1.500 integrantes.

A iniciativa dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da ASEC Brasil com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS.

Ao integrar o Pacto Global a ASEC se compromete a reportar a cada dois anos seu progresso em relação aos 10 princípios. Assim, a iniciativa estimula e amplia ainda mais a evolução da ONG na adesão e implementação de melhores práticas de sustentabilidade. As organizações que quiserem fazer parte podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br.