Manifesto
Nosso Movimento
Acreditamos que conectar o indivíduo à sua felicidade é promover o desenvolvimento das habilidades do “saber lidar” de forma positiva, consigo mesmo, com os outros e com os desafios da vida, para que possa exercer sua cidadania plena e ativa.
Por isso, desenvolvemos soluções para promoção da saúde mental, emocional e social de crianças, jovens, adultos e idosos, junto a diferentes tipos de organizações, públicas e privadas, nos espaços de aprendizagem, nas comunidades e junto à empresas.


Nutrir o ecossistema da promoção da saúde mental

Manifesto
Nosso Movimento
Acreditamos que conectar o indivíduo à sua felicidade é promover o desenvolvimento das habilidades do “saber lidar” de forma positiva, consigo mesmo, com os outros e com os desafios da vida, para que possa exercer sua cidadania plena e ativa.
Por isso, desenvolvemos soluções para promoção da saúde mental, emocional e social de crianças, jovens, adultos e idosos, junto a diferentes tipos de organizações, públicas e privadas, nos espaços de aprendizagem, nas comunidades e junto à empresas.


Nutrir o ecossistema da promoção da saúde mental



Credenciais
Credenciais

Membro da Rede Global e parceiro de Partnership for Children – UK

Centro de
Valorização da VidaParceiro incubador em 2003 e fundador da ASEC em 2004

Programa Amigos do Zippy
Reconhecido pela OMS como boa prática de promoção de saúde desde 2004

Metodologia de
formação de educadoresreconhecida pelo MEC, desde 2013, como tecnologia educacional

Rede Papel Solidário
Membro desde 2018 Boas Práticas e Governança

IUHPE
Membro desde 2018
Nossos parceiros
Nossos parceiros




A implantação do "Amigos do Zippy" no Brasil e a manutenção da infra-estrutura central foram possíveis, durante os primeiros anos, graças ao apoio da DIVICOM, em 2003.

Depoimentos
Depoimentos

A tecnologia deve desempenhar um papel útil e relevante para as pessoas e estamos comprometidos em colaborar para que todos encontrem o equilíbrio mais adequado para suas vidas. Apoiar iniciativas como esta, que une o melhor da internet e tecnologia em prol da promoção da saúde mental, é uma das prioridades para o Google.
Rafaela Nicolazzi, Analista sênior de Relações Governamentais & Políticas Públicas do Google Brasil

Apoiamos o Programa Passaporte: Habilidades para a Vida, uma iniciativa da ASEC Brasil, por entender a importância da promoção da saúde mental e bem-estar para os jovens e adolescentes.
Daniele Kleiner, Gerente de Bem-Estar do Facebook

A Pampili tem como propósito ser uma nação corderosadora que transforma o mundo num lugar melhor para se ser menina. Por isso, em 2008, a Nação Pampili fundou o Instituto Terra do Rosa com o objetivo de apoiar o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças e famílias da comunidade. Em parceria com a ASEC, inserimos, desde 2010, os programas Amigos do Zippy, Amigos do Maçã e Passaporte nos projetos sociais Semente do Futuro e Florescer. O cuidado e amor com todas as meninas, incentivando-as a acessarem a sua luz interior, tem ajudado a cumprir essa missão virtuosa de formar uma grande corrente de transformação do mundo por meio de atitudes e ações do bem. Assim, Pampili e ASEC seguem unidas na propagação da luz que transforma uma Nação.
Maria M. Colli, Diretora e Fundadora da Marca Pampili e do Instituto Terra do Rosa
Conheci a ASEC no ano de 2009. Na época eu trabalhava na Secretaria Municipal de Educação do município de Brusque. Nos foi apresentado o Programa Amigos do Zippy para sua implantação no Ensino Fundamental II. Que linda, profunda e vibrante proposta. Não houve dúvidas de que queríamos o Programa. Após sua implantação, crescimento individual e coletivo se concretizaram. Relações mais harmoniosas se manifestaram. E isso foi o início. Depois veio o Amigos do Zippy em Casa e Amigos do Maçã. Hoje não estou mais nesta função, mas acompanho com entusiasmo as propostas e produtos oferecidos pela ASEC, sempre pautados em observações concretas e amplamente estudadas, para oferecer instrumentos e recursos para uma vida mais feliz!
Luciana Raimundo Marcos, Gestora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Brusque/SC

As questões socioemocionais estão cada vez mais presentes no cotidiano das crianças e adolescentes, e as famílias demonstram muitas dificuldades em lidar com isso. Construir uma intervenção na escola, adequada no trato desse assunto, é um grande desafio e passa pela necessidade de capacitação e supervisão da equipe na implantação da abordagem pedagógica. Temos clareza que sem essa parceria com a ASEC na implantação dos programas, não conseguiríamos desenvolver com a devida competência o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos 17 anos de parceria. Hoje, temos o Amigos do Zippy no primeiro ano, o Amigos do Maçã no segundo ano e o Passaporte no sexto ano.
Diretoria, Coordenação e Orientação Educacional do Liceu Santa Cruz de São Paulo/SP

Compreender a importância da saúde mental nunca foi tão imprescindível como na atual sociedade em que vivemos. Infelizmente esta temática ainda é pouco conhecida e, por isso, carregada de tabus e preconceitos, que precisam ser desmistificados para que possamos perceber os benefícios que esta proporciona na qualidade de vida do ser humano. No caso da educação, área em que atuo há quase 30 anos, posso afirmar com muita tranquilidade a relevância dos benefícios proporcionados pelos programas de saúde emocional Amigos do Zippy, Amigos do Maçã, Zippy em Casa, os quais tive o privilégio de conhecer e vivenciar. Estes conhecimentos mudam nossa perspectiva de vermos a vida, dando a ela mais qualidade no ato de sentir, perceber e interagir, conosco e com os demais. Ou seja, nos tornamos seres humanos melhores.
Ana Lúcia Rodrigues Marques, Gestora de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Brusque/SC

O desenvolvimento das inteligências interpessoal e intrapessoal é incontestável, e naturalmente, como todas as inteligências, precisa ser desenvolvida metodologicamente. Em 34 anos de experiência como educadora, encontrei na ASEC a organização metodológica eficiente e adequada para tal propósito. Além disso, a formação dos professores aplicadores promove a possibilidade de reavaliar conceitos, paradigmas e ações, contribuindo mais uma vez com a saúde emocional. Cada criança, cada adolescente, cada pessoa deveria ter a oportunidade de experienciar essa aprendizagem diferenciada e significativa para a construção de um ser pleno e autor de sua história.
Eli Antunes, Pedagoga e Coordenadora de Instituição de Acolhimento de Jaraguá do Sul/SC