Confira tudo o que rolou no 1º Encontro Virtual de Adolescentes – FOCA Pinheiros 2021

Com protagonismo adolescente e muita criatividade, aconteceu o 1° Encontro Virtual da agenda do Fórumda Criança e do Adolescente (FOCA) 2021.

Aconteceu, no dia 14 de abril, o 1º Encontro Virtual de Adolescentes – FOCA Pinheiros, com o tema: “Ser Adolescente e Jovem que se Cuida: vamos seguir essa trilha”. O evento ocorreu pela plataforma do Google Meet, e teve a duração de duas horas e quinze minutos.

Realizado pela Rede Intersetorial de Proteção Integral à Criança e Adolescente, o encontro contou com a presença de dois parceiros: Lígia Harder do movimento cultural COOPERIFA e Neide Almeida da ASEC Brasil | Movimento Saber Lidar.

O evento começou com a fala de Lígia Harder, Professora de História, Filosofia e integrante da COOPERIFA. Comemorando a vida, ela convida todos a refletirem sobre o contexto da pandemia com empatia, e como devemos ser gratos pela nossa saúde.
Lígia reflete como todos nós somos filósofos, pois todos pensamos e refletimos acerca da vida. Com esse gancho, ela convida todos a filosofarem sobre a seguinte pergunta: “O que é viver?”.
Empolgados com o convite, houve as seguintes respostas:
compartilhar, coragem, aprender, intensidade, amor, aventura, esperançar e liberdade.

Ela finaliza sua participação com a leitura e meditação da poesia Novos Dias, de Sérgio Vaz

“[…] Fique esperto, amar o próximo não é abandonar a si mesmo.

“[…] Fique esperto, amar o próximo não é abandonar a si mesmo.
Para alcançar utopias é preciso enfrentar a realidade.

Quer saber quem são os outros? Pergunte quem é você […]”

Com muita alegria, se despede com o cumprimento da filosofia africana, UBUNTU: eu sou porque nós somos.

Logo depois, a equipe do FOCA retomou a proposta feita aos jovens. Cada um deveria mostrar um elemento significativo que o representasse.
Com muita criatividade, os jovens trouxeram os mais variados elementos: foto com a família, poemas de própria autoria, frases motivacionais e músicas que os inspiram e frases do diário de Anne Frank.

O último momento do encontro foi a roda de conversa sobre autocuidado com a Neide Almeida, profissional da saúde e monitora dos programas da ASEC Brasil | Movimento Saber Lidar, com duas integrantes do comitê jovem, Maria Eduarda e Rebecca.

Neide inicia pontuando o protagonismo jovem durante as atividades do encontro e os convidou a refletirem sobre sentimentos. Para ajudar na reflexão, Neide propôs uma pergunta norteadora:

– Já perceberam o tanto de sentimentos que se experimenta diariamente?

Uma jovem manifestou dizendo que se sentia numa montanha-russa. Experienciava diversos sentimentos ao longo do dia, alguns vistos como desagradáveis. Com essa reflexão da jovem, Neide fala como os sentimentos são naturais e devemos nos permitir senti-los. Complementa chamando-os de “amigos que dão sinais sobre o que está bem ou não”. Nossos sentimentos são a forma de saber quando estamos bem ou não. A partir deles podemos saber quando chega a hora de buscar ajuda.

Em meio a um momento onde estamos passando por perdas concretas ou simbólicas, ela traz uma sugestão de atividade para aliviar o que sentimos: a escrita. Colocar seus sentimentos no papel é uma forma de alívio, reflexão e organização dos pensamentos. O mesmo pode ser feito com desenhos e músicas.

Já encaminhando para o final do encontro, o comitê jovem ficou responsável por conversar sobre o autocuidado com os participantes. Foi apresentado o “Guia de Autocuidado”, utilizado nas formações do Promover para Prevenir. Com isso, foram faladas sobre práticas e estratégias para os diferentes tipos de autocuidado existentes.

Neide se despede deixando uma mensagem para os adolescentes presentes: “Quando parecer difícil, pare, olhe o que está acontecendo, se pergunte, pense sobre, avalie atitudes e consequências. Converse com colegas, converse com adultos. A vida é sentir, pensar, agir, olhar, rever, ponderar, seguir”.

O FOCA 2021 continuará acontecendo nos dias: 9 JUNHO, 11 AGOSTO, 20 OUTUBRO.

Saiba mais sobre o FOCA e Cooperifa

Baixe o Guia de Autocuidado