Expressando sentimentos: as diferentes manifestações artísticas de jovens

Como a arte, a juventuse e o autocuidado andam lado a lado.

Duas turmas de jovens líderes participaram de duas oficinas educomunicativas sobre ‘Produção de Conteúdo para Mídias Sociais’. Os encontros virtuais aconteceram no dia 16 e 26 de março e foi uma parceria entre a ASEC Brasil | Movimento Saber Lidar e a Viração Educomunicação.

A oficina foi elaborada para dar apoio aos jovens líderes na elaboração de insumos educomunicativos que reflitam sua formação no Promover Para Prevenir com o intuito de que esses conteúdos sejam multiplicados. Dessa forma, aumentando o impacto do projeto.

A primeira oficina teve o objetivo de sensibilizar os jovens. Foram apresentados conceitos básicos sobre a criação de conteúdos educomunicativos, referências de materiais educativos produzidos por jovens como o “o Guia Tá Na Rede! O que Vira e navegar com segurança”.

Já a segunda oficina foi a “mão na massa”. Os jovens colocaram em prática tudo aquilo que aprenderam na sensibilização, e se reuniram com os facilitadores da Viração para dar vida a seus projetos.

Os jovens foram divididos em grupos de trabalho, e o grupo responsável pela criação de podcast desenvolveu uma roda de conversa sobre o autocuidado. Foram abordados assuntos como: autocuidado como fator de proteção de nossa saúde mental; as diferentes formas de autocuidado; as estratégias que se podem adotar para promover o bem-estar e saúde para saber lidar com os desafios da vida. Achou interessante? Ouça agora clicando aqui.

O grupo responsável pela criação de vídeos apostou em um vídeo em formato de entrevista. Maria Eduarda, participante da Caixa de Ferramentas, conversou com Sheila Querido, monitora da ASEC Brasil | Movimento Saber Lidar, sobre o trabalho com os jovens.

E por fim, a galera responsável pelas artes visuais produziu 3 materiais. Para o Instagram, um carrossel com dicas de autocuidado e uma enquete para stories. Para o terceiro material, a jovem líder Luddymila Fernandes produziu uma poesia sobre autocuidado e aceitação, que virou esse vídeo-poesia .