EU CUIDO DE MIM

O Seu Conteúdo Fica Aqui

Dados globais nos mostram que maioria da população mundial não acessa a rede de serviços em saúde mental. No mundo do trabalho, a perda de produtividade resultante da depressão e da ansiedade, dois dos transtornos mentais mais comuns, custa à economia global 1 trilhão de dólares a cada ano. No mundo escolar, 1 em cada 5 crianças recebem o diagnóstico de algum transtorno mental. Na sociedade em geral, são poucos os investimentos e as formas de acessos aos cuidados em saúde mental.

Neste momento de pandemia, o mundo e o Brasil falam sobre saúde mental. Para caminhar neste tema, afirmamos que, além de falar também é importante AGIR.

Dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. O Movimento Saber Lidar não poderia deixar de marcar esta data, tão importante, com ações de promoção de saúde. Sim. Porque é isso que nós fazemos há mais de 15 anos, desde a fundação da ASEC. Beneficiamos mais de 350 mil crianças adolescentes e jovens em todo Brasil. Com as ações do Movimento, expandimos nossa atuação para o mundo do trabalho e a sociedade em geral.

Neste Dia Mundial da Saúde Mental estamos nos unindo a movimentos no mundo inteiro que visam ampliar o AGIR pela promoção da saúde mental. AGIR para mais investimentos, AGIR para que os acessos às redes de apoio sejam ampliados, AGIR para que o direito de todas as pessoas pela saúde mental, seja universalizado, na prática.

Isso é Promover para Prevenir

 

Nesta página você encontrará materiais para praticar o autocuidado e para promover Saúde Mental.

Para melhor entendimento de todos os termos utilizados no âmbito da promoção da saúde mental e emocional montamos um Glossário de Palavras-chave para a Promoção da Saúde Mental.

A promoção de Saúde Mental pode começar através de pequenos gestos e atitudes. Por isso, queremos fazer um convite: que tal praticarmos o autocuidado emocional, todos os dias do mês! Para isso, criamos o calendário EU CUIDO DE MIM, com sugestões e reflexões diárias, para que cada um possa encontrar as suas estratégias de autocuidado emocional! Vamos exercitar juntos?

Movimento Saber Lidar nasceu para promover a saúde mental e emocional de pessoas em todas as fases da vida, beneficiando crianças, jovens, adultos, idosos e articulando com diferentes tipos de organizações no mundo escolar, no mundo do trabalho e na sociedade.

Cuidar de si é um primeiro passo para estarmos bem emocionalmente.

Convidamos você a perceber seus sentimentos e buscar novas formas de lidar com sentimentos desagradáveis.

Você pode fazer o download deste arquivo para exercitar em família, com amigos, no trabalho, praticando autocuidado e promovendo saúde emocional em diferentes ambientes.

Conversar sobre sentimentos pode ser um desafio. Trazemos para você alguns Guias para Conversar sobre Sentimentos, seja estimulando roda de conversa entre jovens, ajudando pais e professores a conversar com crianças e jovens ou estimulando conversas sobre sentimentos e formas de lidar com eles.

Download Guia para Estimular Conversas entre Jovens
Download Guia para Pais e Professores
Download Guia para Conversar sobre Sentimentos