O Saber Lidar no mundo escolar

Saúde emocional, educação e segurança social

Saber Lidar no mundo escolar é acreditar no valor da saúde emocional para o desenvolvimento da educação, dentro e fora das escolas.

Por isso, atuamos com educadores, pais, crianças, adolescentes e jovens universitários para que a saúde emocional seja indutora do seu pleno desenvolvimento.

Queremos contribuir para a formação de educadores e adultos confiantes, valorizados e engajados, que sejam facilitadores desse processo, e também com o desenvolvimento emocional e social de alunos dos diversos ambientes educacionais, para que tenham um melhor rendimento escolar, maior potencial de resiliência e autonomia para que estejam integrados, futuramente, no mundo do trabalho e sociedade.

O mundo escolar se transforma e às tecnologias baseadas em evidências implementadas pela ASEC somam-se novos recursos importantes, disponibilizados pelo Google para promover navegação segura e focada no bem-estar para crianças e suas famílias.

O Saber Lidar no mundo escolar

Saúde emocional, educação e segurança social

Saber Lidar no mundo escolar é acreditar no valor da saúde emocional para o desenvolvimento da educação, dentro e fora das escolas.

Por isso, atuamos com educadores, pais, crianças, adolescentes e jovens universitários para que a saúde emocional seja indutora do seu pleno desenvolvimento.

Queremos contribuir para a formação de educadores e adultos confiantes, valorizados e engajados, que sejam facilitadores desse processo, e também com o desenvolvimento emocional e social de alunos dos diversos ambientes educacionais, para que tenham um melhor rendimento escolar, maior potencial de resiliência e autonomia para que estejam integrados, futuramente, no mundo do trabalho e sociedade.

O mundo escolar se transforma e às tecnologias baseadas em evidências implementadas pela ASEC somam-se novos recursos importantes, disponibilizados pelo Google para promover navegação segura e focada no bem-estar para crianças e suas famílias.

Promover a educação
emocional para

Promover a educação emocional para

Potencializar

o pleno desenvolvimento e o rendimento escolar, gerando:

  • Valorização dos educadores e motivação para cuidarem de si;
  • Impacto na qualidade da educação, promovendo 6 e impactando positivamente 10 das Competências da BNCC;
  • Proficiência, potencializando leitura, a escrita, a lógica e matemática;
  • Motivação e protagonismo no desenvolvimento dos alunos;
  • Promoção da Escola/Ambiente Educacional Saudável.

Prevenir

o sofrimento mental
e emocional, gerando:

  • Vínculos positivos entre pares e com a sociedade;
  • Capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis;
  • Protagonismo na trilha da vida.

(Re)integrar

crianças em situação
de vulnerabilidade, gerando:

  • Posturas positivas diante das dificuldades;
  • Desbloqueio emocional;
  • Diminuição da violência contra si e contra o outro;
  • Autoamor, autocuidado e autonomia.

Nossos espaços
de atuação

Promover a educação
emocional para

Promover a educação emocional para

Potencializar

o pleno desenvolvimento e o rendimento escolar, gerando:

  • Valorização dos educadores e motivação para cuidarem de si;
  • Impacto na qualidade da educação, promovendo 6 e impactando positivamente 10 das Competências da BNCC;
  • Proficiência, potencializando leitura, a escrita, a lógica e matemática;
  • Motivação e protagonismo no desenvolvimento dos alunos;
  • Promoção da Escola/Ambiente Educacional Saudável.

Prevenir

o sofrimento mental
e emocional, gerando:

  • Vínculos positivos entre pares e com a sociedade;
  • Capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis;
  • Protagonismo na trilha da vida.

(Re)integrar

crianças em situação
de vulnerabilidade, gerando:

  • Posturas positivas diante das dificuldades;
  • Desbloqueio emocional;
  • Diminuição da violência contra si e contra o outro;
  • Autoamor, autocuidado e autonomia.

Nossos espaços
de atuação

Escolas e
Organizações Sociais

Centros de Assistência Social e Medidas Socioeducativas

Famílias

Comunidades

Escolas e
Organizações Sociais

Centros de Assistência Social e Medidas Socioeducativas

Famílias

Comunidades

Nossos
Programas

Nossos
Programas

Nossa trilha de aprendizagem

O Saber Lidar no mundo escolar tem quatro programas principais: Amigos do Zippy, Amigos do Maçã, Amigos do Zippy em Casa e Passaporte: Habilidades para a Vida. São programas de Partnership for Children – UK, representados no Brasil, exclusivamente pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças. Todos eles têm o objetivo de instrumentalizar as crianças e jovens com ferramentas para cuidar de sua saúde emocional e aprender a lidar com as dificuldades e obstáculos.

Trabalhamos não apenas com os alunos, mas, também, com professores, educadores em geral, pais e comunidade escolar. A metodologia desenvolvida para os programas foi pensada para contemplar todo o ciclo da vida escolar e seu entorno, gerando discussões produtivas e permitindo que dificuldades sejam conhecidas e expressadas.

O que é?

O Amigos do Zippy é um programa universal de educação emocional que ensina crianças pequenas, independente de nível social, histórico de vida e habilidades, a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos e a explorar várias maneiras de lidar com eles.

O conceito fundamental do programa é bastante simples, se ensinarmos crianças pequenas a lidar com as dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e idade adulta.

Amigos do Zippy é desenvolvido nos espaços educativos pelo próprio educador, que é especialmente capacitado para o desenvolvimento das aulas. Composto por 24 aulas, o programa não tem o objetivo de solucionar um problema específico, mas sim de promover o bem-estar e habilidades para a vida, encorajando a criança a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesma.

Presente em mais de 30 países o Programa Amigos do Zippy é uma metodologia baseada em evidências e sua prática foi validada pela Organização Mundial da Saúde, em 2004. No mundo já beneficiou quase de 2 milhões de crianças e no Brasil mais de 350 mil.

Com quem é feito?

Escolas públicas (por meio de secretarias ou diretorias), escolas privadas, organizações sociais, projetos sociais desenvolvidos por empresas.

Quem já participou?

Prefeituras de 107 municípios brasileiros, grupos escolares, conselhos municipais da criança e do adolescente, Instituto HSBC Solidariedade.

Resultados

O programa ajudou em vários aspectos, hoje eles são mais participativos, respeitam os colegas e as opiniões opostas, sabem expressar e reconhecer (identificar) seus sentimentos. E estão conseguindo lidar bem melhor com as perdas. Não só os alunos,como eu também. Só tenho a agradecer tudo o que aprendi. Hoje sou uma professora melhor do que fui ontem, e espero estar me aprimorando como profissional e pessoa a cada dia.

ProfessoraEMEB Úrsula Gherelo
Jundiaí – SP

O Programa Amigos do Zippy já foi objeto de mais de 12 avalições e artigos produzidos ao redor do mundo.

No Brasil, desde 2009, a ASEC criou uma Metodologia qualitativa, com diversos indicadores e anualmente monitora os públicos participantes no Programa

Download

A eficácia do Programa Amigos do Zippy também foi comprovada em uma parceria entre a UNESCO e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sobre seu desenvolvimento nas Escolas do Programa Escolas do Amanhã, entre 2009 e 2015.

Conheça mais sobre o desenvolvimento do Programa nas Escolas do Amanhã, da cidade do Rio de Janeiro, no segmento de resolução de conflito na revista Experiência – Programa Escolas do Amanhã

Download

O que é?

O Programa Amigos do Zippy em Casa foi criado a partir da constatação de que o impacto das habilidades aprendidas no programa Amigos do Zippy era maior entre as crianças que tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências vivenciadas com sua família. Alguns dos benefícios verificados foram:

  • Os familiares se beneficiam com a formação desenvolvendo, também, as suas habilidades sociais e emocionais e estreitando laços com as crianças
  • É uma extensão do programa para a família, ampliando os benefícios para além dos muros das escolas
  • A família passa a falar a mesma linguagem da escola, oportunizando maiores condições de reforço das habilidades adquiridas pelas crianças.

O programa propõe quatro encontros entre familiares, educadores e educandos. Nesses encontros os familiares conhecerão os conceitos fundamentais do programa, promovendo a reflexão e a oportunidade de discussão em grupo; discutirão estratégias para resolução de conflitos, como lidar com mudanças e perdas e como lidar com dificuldades, além de ser um espaço de esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de progressos e conquistas.

Com quem é feito?

Escolas públicas (por meio de secretarias ou diretorias), escolas privadas, organizações sociais, projetos sociais desenvolvidos por empresas.

Quem já participou?

Prefeituras de 107 municípios brasileiros, grupos escolares, conselhos municipais da criança e do adolescente, Instituto HSBC Solidariedade.

Resultados

Eu fiz o curso para pais e aprendi muita coisa que nem imaginava. É um curso rico que nos ensina a lidar com os sentimentos e nos leva a refletir quando vemos o próprio filho nos dando lição. A Emily tem sete anos e ela diz quando estou errada ou quando a acuso de algo. Até os conflitos com os irmãos em casa melhoraram.

Mãe da aluna EmilyPindamonhangaba – SP

O que é?

O programa de educação emocional Amigos do Maçã oferece às crianças que já participaram do Amigos do Zippy, a oportunidade de praticar, em situações mais complexas, as habilidades sociais e emocionais aprendidas, reforçando seu repertório para lidar com seus sentimentos e dificuldades e desenvolvendo habilidades para a vida.

É composto por 26 aulas distribuídas ao longo do ano, nos quais as crianças terão a oportunidade de aprender por meio de atividades lúdicas, como encenações, contação de histórias, discussões em grupo e desenhos.

O programa Amigos do Maçã é também uma oportunidade de expandir a abrangência e o impacto da educação emocional no ambiente educativo, envolvendo a capacitação de novos professores, criando ambientes emocionalmente saudáveis e desenvolvendo habilidades em crianças que não tiveram a oportunidade de participar do programa Amigos do Zippy em ano anterior.

Com quem é feito?

Escolas públicas (por meio de secretarias ou diretorias), escolas privadas, organizações sociais, projetos sociais desenvolvidos por empresas.

Quem já participou?

Prefeituras de 107 municípios brasileiros, grupos escolares, conselhos municipais da criança e do adolescente, Instituto HSBC Solidariedade.

O que é?

Voltado para o público pré-adolescente e adolescente, o programa Passaporte: Habilidades para a Vida ajuda os jovens a aumentarem seu repertório de estratégias, enquanto aborda temas que lhes são próximos, como amizades, estresse, mudanças e a própria identidade.

Composto por 18 aulas, desenvolvidas por educadores especialmente capacitados, o programa visa promover saúde emocional, aumentar recursos internos e habilidades para lidar com dificuldades e promover autonomia, autoestima e protagonismo dos alunos, por meio da criação de ambientes emocionalmente saudáveis.

Com quem é feito?

Escolas públicas (por meio de secretarias ou diretorias), escolas privadas, organizações sociais, projetos sociais desenvolvidos por empresas.

Quem já participou?

Prefeituras de 107 municípios brasileiros, grupos escolares, conselhos municipais da criança e do adolescente, Instituto HSBC Solidariedade.

Resultados

O Passaporte foi um sucesso emocionante e inesperado. Todos os alunos se envolveram, uma das salas do sétimo ano era de repetentes e socialmente com relacionamentos conflitantes e agressivos. Ao final perceberam a importância de olhar para o outro e para si de forma diferente, assim como sentiram que podem lidar com essas situações tão desgastantes com empatia! Uma mudança perceptível.

Prof. Marcele Machado OliveiraEM Roberto Weguelin de Abreu
Duque de Caxias – RJ

O programa Amigos do Zippy já foi objeto de mais de 12 avaliações e artigos produzidos ao redor do mundo.

A eficácia do programa Passaporte: Habilidades para a Vida foi comprovada em avaliação realizada pela EDUKA, no ano de 2019.

Download

O que é?

Está na base da concepção do Amigos do Zippy incentivar o envolvimento de membros da escola onde está sendo implementado. Desde os primeiros anos da implementação no Brasil, a ASEC ressalta, para escolas e redes parceiras, a importância, hoje destacada na BNCC, da transversalidade e do envolvimento da escola como um todo.

Assim sendo, “O Socioemocional de A a Z na escola como um todo” é mais do que uma prática inserida no dia a dia da escola, e sim uma nova cultura construída por um conjunto de ferramentas disponibilizadas nas formações de tutores para a escola parceira, integrando reflexões, atividades e “prazeres de casa”, todas alinhadas aos módulos e conteúdos do programa Amigos do Zippy, que poderão ser utilizadas, respeitando sempre o contexto de cada escola. Nesse sentido, a escola poderá usar de toda sua criatividade e flexibilidade para desenvolver seu “locus ” e potencializar sua prática educacional apoiada em conceitos de saúde emocional e social.

O que é?

É um programa que visa fundamentar a construção de um ambiente escolar que promova permanentemente a saúde emocional e se torne acolhedor e saudável para toda sua comunidade.

Sua ação se destina a sensibilizar e instrumentalizar toda equipe gestora, com educadores, equipe no apoio e colaboradores atuantes dentro do ambiente escolar, para o autodesenvolvimento, e conectá-los com as melhores práticas de promoção de saúde emocional no dia a dia da escola, integrando os demais atores no entorno do ambiente escolar (famílias e comunidade).

Sua implementação se dá em 8 seminários para apropriação de conceitos, visando sua vivência prática dentro das ações cotidianas, de si mesmo e na rotina escolar.

O que é?

A Caixa de Ferramentas ASEC é um instrumento criado com base no conceito de rodas de conversas estruturadas e nos fundamentos da promoção de fatores de proteção para saúde mental (emocional e social). Seu objetivo é atuar como ferramenta no desenvolvimento e na ampliação de estratégias de enfrentamento de dificuldades, de forma positiva, seja de crianças, jovens ou adultos em geral. De forma prática, visa aumentar o “repertório individual” para que cada um possa ter muitas escolhas diferentes, aumentando sua capacidade de escolher boas soluções quando confrontados por sentimentos e/ou situações desagradáveis e difíceis.

Quero saber mais e
fazer parte desse movimento

saiba mais