ASEC e Google.org se unem pela saúde mental das meninas

Quando falamos em saúde mental e emocional, sabemos que as condições socioculturais são um elemento de pressão extra sobre mulheres e meninas, que vivenciam de forma mais incisiva situações de bullying, automutilação e desencanto pela vida.

Foi pensando em reverter este quadro que a Associação pela Saúde Emocional (ASEC) com o apoio da Google.org se juntaram para lançar o projeto “Caixa de Ferramentas Meninas”, voltado ao fortalecimento emocional de meninas de 14 a 24 anos.

O projeto, que possui encontros semanais, consiste em rodas de conversa online com grupos de até 25 participantes que se vêem em um espaço seguro para nomear seus sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com as emoções.

“São trocas que visam sensibilizar as jovens meninas e mulheres para o autocuidado emocional e inspirá-las para que possam disseminar estas ações de autocuidado entre suas pares”, conta Maria Betânia, uma das coordenadoras do projeto. “Ao longo desse processo elas entendem que sentimentos são naturais, tanto quanto os desafios do dia a dia, e que podemos lidar com eles de forma mais leve”, completa.

As inscrições para o projeto “Caixa de Ferramentas Meninas” que são gratuitas vão até 15 de agosto de forma online. Gestores ou líderes de um grupo podem entrar em contato com a ASEC que está recebendo inscrições de coletivos e instituições que atuam com a faixa etária do projeto. Ficou interessado em promover saúde mental para meninas? Então, entre em contato conosco.