ASEC Brasil está entre as organizações beneficiadas por doação da Editora MOL, por meio da Revista Sorria

Parceira da ASEC, a Editora MOL – que edita as Revistas Sociais da Droga Raia – atinge marca histórica, ultrapassando mais de R$50 milhões doados para mais de 150 ONGs que trabalham pela saúde, educação, sustentabilidade e pela causa animal em todo o país. E a ASEC é uma das beneficiadas!

A parceria iniciou-se em agosto de 2020 e possibilitou formar já no primeiro ano cerca de 100 educadores na premiada metodologia Caixa de Ferramentas, da ASEC. Implementada em meio à pandemia, a iniciativa permite acolher jovens e adolescentes, vendo-os além do desempenho acadêmico. O projeto considera que o papel da escola e dos educadores deve também ajudar a construir ambientes saudáveis e de pleno desenvolvimento.

A ASEC  atua desde 2004 com programas baseados em evidências que respeitam o conceito de coping, traduzindo o desenvolvimento de habilidades para lidar com dificuldades.

Caixa de Ferramentas – A formação básica do educador consiste em uma oficina de sensibilização de 8 horas. Depois, o educador estabelece uma agenda de implementação semanal com um grupo de alunos ao longo de 4 a 5 semanas, contando com apoio remoto da equipe ASEC. Os educadores são também convidados a participar de uma formação continuada de 4 horas para compartilhar e registrar as experiências com o grupo.

Na implementação das rodas de conversa, jovens relatam os sentimentos de conforto, segurança e apoio para compartilhar histórias de vida, refletir sobre os problemas e encontrar ajuda através da Caixa de Ferramentas.

Impulsionadas pela parceria com a Editora MOL e a Droga Raia, as formações mostram como o acolhimento empático frente aos desafios pode transformar a relação professor e aluno, inspirando-os na criação de ambientes saudáveis e acolhedores.