Uma receita para o bem-estar: ingredientes ativos para prevenir e enfrentar a depressão e a ansiedade entre jovens

Em setembro de 2020 a ASEC Brasil foi convidada pela Wellcome Trust – uma entidade filantrópica global – para ser parceira na execução do projeto “Active Ingredient”, realizado entre setembro de 2020 a janeiro de 2021. O termo ingredientes ativos é uma analogia ao “preparo de uma receita”. Quando vamos cozinhar temos ingredientes fundamentais para o preparo daquela receita e cada prato é único já que temos nosso gosto pessoal, questões culturais e disponibilidade dos ingredientes. A entidade filantrópica entendeu que isso também se relaciona com a depressão e a ansiedade. Dessa forma, a Wellcome Trust, em conjunto com parceiros, pesquisadores e jovens, criou uma lista com 26 ingredientes ativos que pudessem ajudar jovens de 14 a 24 anos com depressão e ansiedade

Leia Mais

Relato de Experiência: “Falar de sentimento também é coisa de menino” uma rede potente de cuidado e de ação

Por muito tempo, a sociedade impunha que somente meninas tinham a liberdade de expressar seus sentimentos, já os meninos não. Sempre vemos os sentimentos de garotos sendo calados e minimizados. O relato do Kauã Vacileski nos mostra que sentimentos devem ser livres para serem sentidos e expressados, não importando o gênero.

Leia Mais

Jovens engajados em promover para prevenir em saúde mental: uma rede potente de cuidado e de ação

O Caixa de Ferramentas Jovem agora é multiplicado por jovens engajadores, uma estratégia de educação entre pares. O projeto Promover para Prevenir em Saúde Mental de Adolescentes segue com inscrições abertas para jovens de 14 a 24 anos, vinculados a ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Leia Mais

O importante é ser gentil com o seu processo

Para promover saúde mental e emocional, Maria Eduarda fala sobre emoções e sentimentos de jovem para jovem

Raiva, frustração, medo… A gente costuma aprender que esses sentimentos são negativos ou que não deveríamos nos sentir assim. Mas a questão é: nós nos sentimos assim! “Perceber que tudo bem ficar triste, frustrada, foi uma coisa muito nova pra mim”, é o que a Duda comenta sobre a sua aproximação com o trabalho da ASEC Brasil.

Leia Mais

“Com o caixa de ferramentas eu consegui me libertar, avaliar e levantar estratégias diante dos desafios”

O relato da Kethleen Rosa nos mostra que para lidar com nossos próprios sentimentos e emoções precisamos exercitar o autoconhecimento e o autocuidado e ampliar nossas estratégias de enfrentamento dos desafios da vida.

Leia Mais