Deprecated: wp_make_content_images_responsive está obsoleto desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() em seu lugar. in /home/customer/www/movimentosaberlidar.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5211

Caixa de Ferramentas entre as 100 maiores inovações em educação do planeta: iniciativa da ASEC Brasil foi reconhecida pela finlandesa HundrED por seu impacto na área de saúde mental de jovens e potencial para ser replicado globalmente

A iniciativa brasileira concorreu com outras 2,7 mil inovações aplicáveis à educação infantil e ao ensino médio, e foi selecionada por uma banca de 120 especialistas em educação de 50 países. A seleção avaliou as evidências de impacto da inovação para a melhoria do contexto educacional e também sua escalabilidade, ou seja, o potencial de aplicação da metodologia em outros contextos e países.

Leia Mais

Expressando sentimentos: as diferentes manifestações artísticas de jovens: como a arte, a juventude e o autocuidado andam lado a lado.

Duas turmas de jovens líderes participaram de duas oficinas educomunicativas sobre ‘Produção de Conteúdo para Mídias Sociais’. Os encontros virtuais aconteceram no dia 16 e 26 de março e foi uma parceria entre a ASEC Brasil | Movimento Saber Lidar e a Viração Educomunicação.

Leia Mais

Como os estigmas da saúde mental afetam a juventude

“Pensam que não podemos ter problemas por sermos jovens, que estamos sempre alegres e felizes”, desabafa Pedro Henrique, de 16 anos e participante do Promover para Prevenir em Saúde Mental de Adolescentes. Leia mais sobre este relato de experiência.

Leia Mais

Projeto Caixa de Ferramentas selecionado pelo HundrED como inovação em habilidades para o século 21!

O Projeto Caixa de Ferramentas foi selecionado pelo HundrED, uma organização educacional global sem fins lucrativos, que pesquisa inovações impactantes e escaláveis no contexto da Educação Infantil ao Ensino Médio, como inovação em desenvolvimento de habilidades para a século 21.
Mais de 380 inovadores, em 16 países da ALC, responderam à convocação de propostas, tornando-o um dos destaques HundrED mais bem-sucedidos até hoje.

Leia Mais

Confira tudo que rolou no 1º Encontro Virtual de Adolescentes – FOCA Pinheiros 2021

Com protagonismo adolescente e muita criatividade, aconteceu o 1° Encontro Virtual da agenda do Fórum da Criança e do Adolescente (FOCA) 2021. Confira tudo o que rolou.

Leia Mais

Uma receita para o bem-estar: ingredientes ativos para prevenir e enfrentar a depressão e a ansiedade entre jovens

Em setembro de 2020 a ASEC Brasil foi convidada pela Wellcome Trust – uma entidade filantrópica global – para ser parceira na execução do projeto “Active Ingredient”, realizado entre setembro de 2020 a janeiro de 2021. O termo ingredientes ativos é uma analogia ao “preparo de uma receita”. Quando vamos cozinhar temos ingredientes fundamentais para o preparo daquela receita e cada prato é único já que temos nosso gosto pessoal, questões culturais e disponibilidade dos ingredientes. A entidade filantrópica entendeu que isso também se relaciona com a depressão e a ansiedade. Dessa forma, a Wellcome Trust, em conjunto com parceiros, pesquisadores e jovens, criou uma lista com 26 ingredientes ativos que pudessem ajudar jovens de 14 a 24 anos com depressão e ansiedade

Leia Mais

Relato de Experiência: “Falar de sentimento também é coisa de menino” uma rede potente de cuidado e de ação

Por muito tempo, a sociedade impunha que somente meninas tinham a liberdade de expressar seus sentimentos, já os meninos não. Sempre vemos os sentimentos de garotos sendo calados e minimizados. O relato do Kauã Vacileski nos mostra que sentimentos devem ser livres para serem sentidos e expressados, não importando o gênero.

Leia Mais

Jovens engajados em promover para prevenir em saúde mental: uma rede potente de cuidado e de ação

O Caixa de Ferramentas Jovem agora é multiplicado por jovens engajadores, uma estratégia de educação entre pares. O projeto Promover para Prevenir em Saúde Mental de Adolescentes segue com inscrições abertas para jovens de 14 a 24 anos, vinculados a ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Leia Mais

O importante é ser gentil com o seu processo

Para promover saúde mental e emocional, Maria Eduarda fala sobre emoções e sentimentos de jovem para jovem

Raiva, frustração, medo… A gente costuma aprender que esses sentimentos são negativos ou que não deveríamos nos sentir assim. Mas a questão é: nós nos sentimos assim! “Perceber que tudo bem ficar triste, frustrada, foi uma coisa muito nova pra mim”, é o que a Duda comenta sobre a sua aproximação com o trabalho da ASEC Brasil.

Leia Mais

“Com o caixa de ferramentas eu consegui me libertar, avaliar e levantar estratégias diante dos desafios”

O relato da Kethleen Rosa nos mostra que para lidar com nossos próprios sentimentos e emoções precisamos exercitar o autoconhecimento e o autocuidado e ampliar nossas estratégias de enfrentamento dos desafios da vida.

Leia Mais